Design e planejamento lado a lado em sua

Identidade Visual

Desig e planejamento

O que é Identidade Visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a
respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Não ficou claro o que é identidade visual? Então tente imaginar as seguintes situações: “Nossa, sempre que eu vejo alguém de vestido de bolinhas eu me lembro da Maria. É sua marca registrada!

Pense em você por um minuto: de todas as suas características, existem as suas favoritas, que saltam aos olhos dos outros e te fazem, de alguma forma, ser lembrado.

Até mesmo aquelas que não são as favoritas ou fazem parte do conjunto que forma a personalidade importam: você tem um nome e uma imagem só sua que o diferencia dos demais.

Identidade visual

Qual sua importância
para uma marca?

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, aquela identidade ganhará um espacinho guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.

Pense nas marcas nas quais você compra sem pensar duas vezes. Elas, muito provavelmente, trabalharam durante anos de forma extremamente pesada na construção de uma boa e eficiente identidade visual.

Vamos iniciar o seu projeto?

Pronto para fazer uma mudança real? Vamos fazer uma mudança juntos!

Tenha uma identidade
forte e coerente

Ter uma identidade visual é o que faz com que grandes empresas sejam reconhecidas com apenas uma cor ou um ícone. Mais do que criar um nome forte e um logotipo criativo, é criar um universo para sua marca, que seja relacionável e único.

O primeiro passo é, indiscutivelmente, criar um nome e um logotipo para sua empresa, o que você provavelmente já tem. Se não, pode usar esses dois guias que já produzimos para te guiar ao desenvolver um nome para sua empresa ou criar um logotipo.

Vou focar meu olhar em alguns outros pontos que você talvez não tenha dado atenção e que também são muito relevantes no processo da sua identidade.

Cores

As cores ajudam deixar sua identidade mais do que só atrativa. São elas que conseguem
se aliar a qualquer comunicação da sua empresa e auxiliá-la a atingir seus objetivos.

Você já deve ter ouvido falar de psicologia das cores, então, sabe que cada cor passa uma determinada ideia e desperta determinados sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão suas cores institucionais, é importante voltar nos atributos da sua marca. Quais cores vão ajudar a comunicar aqueles atributos?

É importante lembrar que esse não é um processo somente de escolha mas, também,
de manutenção. A cor roxa não ficou associada ao Nubank e o laranja ao Itaú da noite
para o dia. Esse é um trabalho de repetição e atenção aos detalhes.

Ícones, símbolos e ilustração

O logotipo é certamente o símbolo mais reconhecido em uma marca, mas existem outros itens que dão suporte a uma identidade. Aqui falamos mais sobre a maneira como eles são feitos do que necessariamente símbolos ou ícones específicos.

Por exemplo, trabalhamos muito com ilustrações. Elas são uma forma de nos ajudar a construir uma identidade de apoio à nossa identidade institucional.

Para sua empresa, podem ser figuras geométricas, mais arredondadas ou mais quadradas, símbolos reconhecidos pelo seu público ou algum outro elemento. O importante é criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade visual ainda mais coesa, que em todos os pontos de contato vão comunicar estrategicamente sua marca.

Tipografia

Com ou sem serifa? Em caixa alta ou baixa? Se você já teve contato com Design sabe que essas são dúvidas normais de se ter ao definir diretrizes para tipografias de marca. Assim como as cores, esses detalhes são fundamentais ao passar uma mensagem.

Geralmente, marcas possuem fontes primárias e secundárias. As primárias são, em regra, as tipografias escolhidas para os logotipos, e ficam mais conhecidas. Quem não reconhece as letras da Coca-Cola instantaneamente?

Mas essas não são as únicas tipografias. Aquelas que chamamos de secundárias, ou de apoio, são as usadas em outras comunicações como para as postagens em redes sociais e campanhas de marketing.

Luizbonetto

Tipografia complementar

Luizbonetto

Tipografia complementar

Luizbonetto

Tipografia complementar

Luizbonetto

Tipografia complementar

Peças de comunicação

As peças de comunicações, trazem como a empresa conversará com o seu público nas
redes sociais ou outro canal no qual a empresa vai se comunicar.

Vamos iniciar o seu projeto?

Pronto para fazer uma mudança real? Vamos fazer uma mudança juntos!

Quer ver os projetos
que desenvolvi?

Veja meus trabalhos

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, como a bdesign pode ajudá-lo?